CRIANDO SOMBRAS EM 6 PASSOS SIMPLES

CRIANDO SOMBRA EM 6 PASSOS SIMPLES

No nosso tutorial de hoje vamos aborda sobre o assunto de como podemos criar SOMBRAS em nossas letras de uma forma simples, e para isso existe uma técnica que utilizamos para poder fazer com que fiquem todos os traços no esquadro e com a perspectiva correta.

Vamos para a prática então, nesta etapa como podem ver a imagem abaixo criamos uma letra simples como ensinado na primeira etapa desses tutoriais, caso não tenha visto acesse COMO FAZER GRAFFITI NO ESTILO WILDSTYLE.

ESTILO 3D - ARTE 100 LIMITE

Após termos a nossa letra pronta, vamos criar um PONTO DE FUGA em qualquer lugar, para onde queremos que a sombra se projete como podem ver a imagem abaixo vou colocar nosso ponto de fuga no canto inferior esquerdo.

ESTILO 3D - ARTE 100 LIMITE

Após ter escolhido o local do ponto de fuga vamos selecionar todos as pontas da nossa letra como a imagem abaixo e puxar um traço linear para o nosso ponto de fuga, após realizar, já podemos ver  a pequena transformação com algumas linhas criada.

ESTILO 3D - ARTE 100 LIMITE

Depois de ter finalizado a etapa anterior, iremos criar a área de preenchimento da sombra, podendo ser GROSSA ou FINA, está parte vai da criatividade de cada um, recomendamos que na criação da sombra deixe-a com a espessura grossa para ter uma perspectiva agradável e um contraste bacana.

Analisando a imagem abaixo para construir a área de preenchimento teremos de acompanhar a linha da letra como a linha em vermelho da imagem abaixo, assim não ficará desproporcional.

ESTILO 3D - ARTE 100 LIMITE

Depois de delimitado a área de preenchimento, selecionei uma cor clara para podermos exemplificar, seguindo o tom da cor da letra para contraste.

ESTILO 3D - ARTE 100 LIMITE

Para deixarmos ainda mais realçado nosso trabalho vamos acrescentar um ponto de luz no canto esquerdo superior da nossa letra.

Com esse ponto de luz conseguimos ter uma visão de onde fica mais claro e onde fica mais escuro assim conseguimos transforma em uma peça em 3D.

ESTILO 3D - ARTE 100 LIMITE

Depois de tudo finalizado você já terá uma peça com sua sombra projetada e se caso não queira deixar com o aspecto em 3D você poderá simplesmente não atribuir luz e sombra assim suas letras ficara com um aspecto em 2D.

ESTILO 3D - ARTE 100 LIMITE

Esse foi mais um passo a passo simples e caso tenha alguma duvida não deixe de comentar abaixo.
até o próximo